18 fevereiro 2007

Descubram as diferenças

Fotografia do João, copiada do blog Nós e o Mar



13 comentários:

garina do mar disse...

oohh... pelo menos não deitaram o pontãozinho abaixo mas ficou um "bocadinho" pro perdido!!

A VER NAVIOS disse...

A minha casa é a que fica mesmo em frente à seta a marela. A seta está no enfiamento das duas portadas do meu quarto.

A VER NAVIOS disse...

Na primeira foto as piscinas municipais.

A VER NAVIOS disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
garina do mar disse...

já percebi!! o a ver navios é um dos culpados!! foi para fazerem a casa dele que urbanizaram isto tudo...

Eugénio disse...

Pois foi assim: no sábado fui fazer a feijoada de samos ao clube, na recepção que fizemos ao pessoal do clube da Torreira, e como na véspera li que o João iria procurar fotografias do novo enquadramento da ponte "romana".... passei por lá, e tirei as fotografias. Parei o carro junto à casa do João (sem o saber) numa das fotos ainda se vê o carro estacionado.

A VER NAVIOS disse...

A minha casa já tem 15 anos e este arranjo foi feito só há 2/3 anos.

Jose Angelo Gomes disse...

Sabiam que nos idos tempos dos fenicios, gregos, joões e outros que tões, os navios vinham aqui com as suas cargas?? Ah pois era..., não sei se passavam debaixo da ponte, mas que vinham aqui , vinham... E a casa do João já lá estava. Junto ao 3º cabeço a contar de cima.
Mais sérios: crê-se ser este ( ou próximo) um dos locais de atracação de navios de porte ( cerca 16 metros de comp.) razoável

garina do mar disse...

mas nessa altura ainda não havia ria de Aveiro.. a linha de costa era mesmo por aqui.. e daqui a uns anos provavelmente volta a ser´
e não tem nada a ver com a subida do nível do mar, basta não fazerem nada contra a erosão costeira..
o "a ver navios" fica a chamar-se "a ver o mar" e o João Veiga fica a morar numa ilha

Jose Angelo Gomes disse...

Havia lagoa, ou laguna, ou uma coisa com água, não??

Explique lá.

Será que, em Sintra, fico com a casa na praia??

garina do mar disse...

havia... o mar! tenho uns desenhos antigos com a evolução da ria, tenho que os procurar e depois ponho no Milhas Náuticas... mas a linha de costa passava por Aveiro, Esgueira... já Portugal era Portugal..

Sintra é menos provável.. a costa é rochosa (e alta), mas por exemplo a Nazaré é recente, só havia a Pederneira que é mais acima..

garina do mar disse...

muitos destes documentos (e mapas) baseiam-se por exemplo na toponímia e nos caminhos/estradas que eram usados... ou em histórias contadas:
a informação dos gregos e fenícios vem dos relatos do Estrabão, do Avieno, dos cruzados, etc... e das coisas que se vão encontrando... mas é uma matéria engraçada porque não há nada muito fidedigno e há IMENSA especulação e discussão à volta disso...
também parece que há movimentos da superfície da terra.. diz-se que por exemplo a zona de Espinho está a afundar (não é só erosão) e que Peniche está a subir, na Atouguia da Baleia por exemplo há um local onde consta que se fazia a aguada dos navios mas está bastantes metros acima do mar.. mas eu da parte das geologias já não percebo nada! só mesmo de ondas e dinâmica costeira!!

garina do mar disse...

tchii isto parece uma aula!! mas estava mesmo numa aula um bocado seca e precisava de me entreter e fui escrevendo!! mas os mapas da ria de Aveiro são giros, vou digitalizá-los e publico...