31 janeiro 2010

De Montemor o Velho à Figueira da Foz

Reconstituição de barcaça usada na zona de Montemor, para transporte de margem a margemFoto do inicio do seculo da barcaça a transportar animais, retirada do blog montemordomondegoVista de Montemor o Velho, tirada da ponte para Ereira. O Rio, é o chamado Rio Velho, o Rio Mondego original, antes dos trabalhos de regularização do Baixo Mondego. O Curso do rio Mondego hoje em dia, passa a 2 quilometros mais a SulAqui o novo leito do Mondego, regularizado e emparedado entre diques, visíveis ao fundo, a separar do antigo Convento do Amial, em ruinas.Para o outro lado.... lá está Montemor ao fundo.Convento do Amial em VerridePonte da A17 sobre o Mondego
Canal de regaPonte de Lares do Ramal da Figuera da Foz

Pesca no rio


Mondego frente à FontelaChegamos à Figueira da Foz

6 comentários:

joao madail veiga disse...

Aí está, o bucolismo campestre, quiçá serrano, do nosso Amigo Bolha, a manifestar-se uma vez mais, de forma incontestada.
As suas raízes de homem de lavoura, dos tempos de infância na serra, a fazerem-se ouvir no bucolismo destas fotografias.
Depois dos 'contra luzes' e dos 'sem luzes', a nova e campesina fase deste artista.

jc disse...

Belo passeio Eugénio e boa reportagem fotográfica, desta vez também com legendas o que é raro neste cantinho!Obrigado.

João Manuel Rodrigues disse...

Antes de mais, peço desculpa pelo atraso, mas ontem tive de me deslocar aos mares do Norte, pelo que hoje fiquei a chonar até tarde, depois ainda fui malhar uns finos e uns licores, digamos que Beirão, pelo que só agora me foi possivel comentar estas belas fotos.
Este artista, faz-me lembrar um moço de convés de uma traineira nossa conhecida, o rapaz era um verdadeiro artista a tirar azimutes, não havia gaivota desgarrada que se lhe escapasse, astros tambem era com ele, de sextante em punho, tirava alturas a tudo o que brilhava no céu, estrelas cadentes e aviões eram a sua espeialidade, alguns candeeiros mais altos tambem.
Desde que descobriu a costa oceanica de Coimbra, banhada pelos arrozais de Montemor, não tem parado, é de louvar o esforço.

João

CELTA MORGANA disse...

As vossas (de Montemor) vacas são muito mais modestas que as nossas. As vacas de Aveiro só querem Mercedes, BMW's e bons veleiros, enquanto as vossas embarcam numa simples barcaças de madeira !!!
Gandas Vacas !!!

João Manuel Rodrigues disse...

Ó Pardal, lá tás tu a avacalhar.

João

garina do mar disse...

que lindo passeio!! e uma bela reportagem!!!
andas a fazer concorrência ao Milhas Náuticas?

e já agora... como é que se faz um passeio destes? é na barcaça?